domingo, 5 de abril de 2015

#SemanaDetoxNG

A páscoa passou, mas os quilos que ela nos proporcionou ficaram aqui, e bem visíveis por sinal! Rs Mas nem tudo está perdido!!! Essa semana vamos fazer a #SemanaDetoxNG no meu instagram, com receitas super legais que aprendi na internet mesmo, e amo fazer!
E para isso, nós temos que entender melhor como funciona os sucos detox no nosso organismo, não é mesmo?
De acordo com o site ''Mundo Tri'' (aqui):

               ''Revistas, dietas da moda e celebridades só falam em sucos DETOX. Mas qual e o real efeito dele sobre o nosso corpo?

        Detoxificação ou desintoxicação é um termo geral que descreve a remoção de substâncias tóxicas do corpo. A alimentação e a desintoxicação estão inteiramente ligadas. Uma alimentação saudável fornece fitoquímicos, fibras, aminoácidos e diversos outros nutrientes que eliminam toxinas e substâncias produzidas pelo organismo durante o seu metabolismo. As maiores fontes de toxinas das dietas são os resíduos químicos de pesticidas, solventes, herbicidas, aditivos alimentares, metais pesados, e as gorduras transgênicas, alimentos industrializados com alta quantidade de adoçantes artificiais, corantes, acidulantes, conservantes. Há ainda outros fatores que aumentam o caráter tóxico do nosso organismo: jejum, dietas de baixa caloria e qualidade nutricional, dietas pobres em proteínas, deficiência de vitaminas e minerais, dietas ricas em carboidratos e gorduras saturadas, cigarro, álcool e alimentos ricos em adoçantes.


               O principal objetivo da desintoxicação é equilibrar o organismo. A desintoxicação é feita no nosso corpo através da pele, pulmões, rins, intestino e, principalmente, pelo fígado. A capacidade funcional para metabolizar e excretar esses compostos varia de pessoa para pessoa. No entanto, uma desintoxicação eficiente necessita de nutrientes adequados, presentes principalmente nas frutas e nos vegetais, por esse motivo é de fundamental importância o suco verde nesse processo.

             Para um plano alimentar detox, o ideal é ter duração de 2 a 3 semanas, com cardápios ricos em frutas e verduras orgânicas e nutrientes que potencializam a produção de enzimas no fígado, como vegetais básicos (couve- flor, brócolis, couve, repolho) e ervas e especiais como orégano, gengibre, páprica, curry, canela e alecrim. A ingestão de água é fundamental e indispensável, já que é ela é a responsável por transportar as toxinas que serão eliminadas pelo corpo através da urina.


              Prefira sempre os produtos sem agrotóxicos e não industrializados, além de alimentos ricos em fibras e nutrientes essenciais para o fortalecimento do sistema imunológico (vitaminas do complexo B, magnésio, zinco, selênio e aminoácidos, entre outros). E vale lembrar que essas são medidas importantes não apenas durante o processo de desintoxicação, mas constantemente em sua alimentação. Consuma frequentemente: vegetais orgânicos (crus e cozidos), frutas frescas e secas, cereais integrais ricos em fibra, grãos (feijão, ervilha, lentilha), sementes (amêndoas, nozes, linhaça, soja) e peixes.

              A razão para a ingestão de sucos verdes está na quantidade de vitaminas e minerais concentrados numa única dose. Para o suco ideal, o certo é escolher uma base que pode ser leite, amêndoas, água de coco e sucos como laranja, limão, abacaxi; ou simplesmente água. Escolher o tipo de vegetais: couve, espinafre, beterraba, acelga, alface, pepino, aipo, salsa, coentro, manjericão, rúcula, agrião, pepino, hortelã… (pelo menos duas opções). E para deixar o suco ainda mais “rico”, acrescentar frutas de acordo com o seu gosto: limão, laranja, maçã, morango, frutas vermelhas, pera etc..

              Ainda é possível acrescentar outras combinações como gengibre (ação anti-inflamatória e facilita a digestão), especiarias como canela, baunilha, cúrcuma e fibras extras: linhaça, chia, amaranto, quinoa.




              Nem todo suco desintoxicante, necessariamente, precisa ser verde. E o intuito desses sucos não deve ser o emagrecimento, mas sim pensar como uma “bomba” de vitalidade, nutrientes e antioxidantes, oferecendo ao corpo energia, vitaminas, minerais e fibras. Por isso, eles nunca devem substituir refeições.''

E então vamos pôr em prática tudo isso? No meu instagram (@goulartnath) vou dar várias dicas para você começar seu dia bem com receitas práticas e saudáveis, onde podemos facilmente acrescentá-las no nosso dia a dia sem sair da rotina! Ótima semana pra vocês! Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário