segunda-feira, 18 de maio de 2015

Proteína Pós-treino

Meninas! Vamos dar início ao #DiaMundialDaDieta com muito estilo hoje? Estive no consultório da Dra. Greice semana passada, pois agora estou começando uma fase fit da vida, e estou bem animada para entrar nessa vibe! Dentre algumas dicas que ela pode nos dar, separei uma super prática que pode ajudar quem também está nesse caminho, vamos ver?

PROTEÍNA DA ERVILHA E DO ARROZ
Por: Greice Daniele Pesavento

Muitas pessoas estão procurando um estilo de vida mais saudável com práticas regulares de atividade física e o consumo de alimentos “fitness” ou “funcionais”. Atualmente no Brasil, está diminuindo o consumo de alimentos de origem animal e aumentando o de origem vegetal por indivíduos vegetarianos, intolerantes a lactose ou alérgicos a proteína do leite ou da soja ou aqueles que apenas querem substituir a fonte proteica da dieta. E assim as proteínas vegetais começam a ganhar espaço, especialmente a proteína da ervilha e do arroz.

Para atender este tipo de público a indústria disponibiliza a proteína isolada da ervilha e do arroz na forma de suplemento ou acrescido em produtos prontos para o consumo. A proteína da ervilha além de excelente fonte de BCAAs, contém minerais como ferro e zinco. A proteína do arroz possui boa quantidade de arginina que ajuda a regular a pressão arterial.
A proteína da ervilha possui baixa quantidade de metionina, porém é rica em lisina. Já a proteína do arroz é deficiente em lisina e ótima fonte de metionina e por isso são comercializadas juntas na maioria dos suplementos alimentares.

Essa combinação proteica possui outros benefícios como:
  • Fácil digestão e absorção;
  • Hipoalergênico;
  • NÃO contém colesterol (assim como todo alimento de origem vegetal);
  • Melhora na performance de atletas.
PROTEÍNA VEGETAL NA ATIVIDADE FÍSICA


Na prática esportiva a ingestão proteica é fundamental para construção, reparação e crescimento muscular e em pequena proporção para o metabolismo energético, sendo a intensidade e o tipo de exercício que determinam a necessidade e a quantidade de proteínas.
A proteína de origem vegetal é uma boa alternativa para complementar a dieta de atletas que precisam de maior aporte proteico. A utilização de suplementos ricos em proteínas animais (whey protein, caseína, albumina) e vegetais (soja, arroz e ervilha) potencializa a performance esportiva em exercícios de força (musculação) e endurance (maratona). Em exercícios prolongados, como maratona e ultramaratona, ocorre grande degradação de proteína corporal e diminuição da síntese proteica, sendo benéfica a utilização destes suplementos.
O melhor momento para ocorrer a suplementação proteica (diluída em água) é imediatamente após a prática do exercício devido ao aumento da velocidade de absorção de nutrientes. 
Além do consumo na forma in natura e diluída em agua após atividade física, as proteínas vegetais em pó (suplementos) também podem ser adicionadas como ingredientes de receitas para aumentar a quantidade de proteína na dieta. Vejamos uma das minhas preferidas:

SMOOTHIE VEGANO
(Sacietogênico e Hiperproteico)
Imagem meramente ilustrativa
Ingredientes

- 100 ml de bebida de arroz gelada (compra pronto, embalagem tetra pack)

- 100 ml de água gelada

- 1 colher de sopa de pó proteico vegetal (proteína hidrolisada de arroz + proteína isolada de ervilha)

- 1 banana maçã congelada

- 3 morangos congelados

- 1 colher de sobremesa de chia

Preparo

1. Em um liquidificador, misture todos os ingredientes e bata bem. Coloque nos copos e sirva. Se preferir, leve à geladeira durante algum tempo e depois sirva.

Rendimento: 2 porções

Calorias: 98 kcal por porção



Greice Daniele Pesavento
Nutricionista Esp. em Esportes
CRN: 3751

Delíciiiiia!! Fiz o meu e está aprovadíssimo! E pra quem não sabe onde encontrar essa proteina em pó, aqui mais um #achadinhosdanath no Empório Verde Produtos Naturais. Encontrei nesses dois sabores: alfarroba e baunilha. E dá pra fazer várias outras receitas viu gente?! É só usar a criatividade!


O Empório Verde fica na rua 13 de Maio, nº464, Centro, e o telefone é 66 3423-1423. As meninas também atendem por whatsapp só chamar no número 66 8121- 3423. Beijos!
Nathalia Goulart 

Nenhum comentário:

Postar um comentário