segunda-feira, 29 de junho de 2015

Papo fitness: pós-treino

Hoje o assunto é fitness. E claro que pra isso conto com o apoio mais uma vez da Dra. Greice Daniele Pesavento, nutricionista especialista em esportes aqui de Rondonópolis. Sempre tenho dúvidas de como comer depois dos treinos, e se você também acha que erra muitas vezes leia esta matéria. 

A diversidade proteica no mundo fitness


A proteína é um dos nutrientes mais populares entre os praticantes de atividades físicas que em sua maioria acreditam que o aumento da massa muscular (hipertrofia) decorre apenas da sobrecarga da ingestão proteica e a prática de exercícios físicos de alta intensidade. No entanto, este processo de construção muscular crônica, depende também de hormônios considerados ergogênicos como insulina e testosterona, por exemplo.

As principais fontes de proteínas consumidas em alimentos não processados e consideradas de alto valor biológico para o organismo podem ser encontradas na clara do ovo (albumina) e a proteína da carne (creatina) que devem ser consumidas após o treinamento de força já que o papel das proteínas no metabolismo muscular ocorre principalmente no período de recuperação. 

Diversificar a fonte dessas proteínas (carne de boi, frango, peixes) garante uma melhor resposta na hipertrofia. O salmão, por exemplo, além das proteínas fornecem nutrientes como vitamina A, vitamina D e Selênio (antioxidantes) e são ótimas fontes de Omega-3 que além de cardioprotetor possui ação anti-inflamatória auxiliando na rápida recuperação das fibras musculares que sofrem micro lesões durante exercícios de alta intensidade.

Cru, grelhado ou em preparações, o consumo de salmão tem aumentado como opção de refeição pós-treino. Veja alguns exemplos que são ótimas opções para consumo pós-treino.
Tipo de preparo
Quantidade
Calorias*
Proteínas**
Salmão grelhado
100 g
171 kcal
23,9 g
Sashimi de salmão
1 fatia
41 kcal
6,13 g
Sushi de salmão fresco
1 unidade
48 kcal
1,85 g
Fonte: Taco (Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos), 2011.
Em * e ** as quantidades podem variar de acordo com as preparações.

Diversifique seu cardápio incluindo nas suas refeições o salmão e os demais peixes de duas a três vezes por semana. Seus músculos agradecem!

Greice Daniele Pesavento
Nutricionista CRN: 3751
Contatos:
Clinica Spazio 3422-9630/ 9682-9630
greice10@hotmail.com

Quem mais aí ficou feliz com a notícia?! Quem me conhece sabe que o meu ponto fraco é comida japonesa, e é muito bom saber que comidas gostosas também são saudáveis! (diferentes do que muitos falam por aí). O Kenkou Sushi House é o meu restaurante preferido. Além do ambiente super agradável, atendimento impecável, seus peixes são os melhores do mercado. Quem conhece sabe, e quem não conhece, vale a pena ir lá! Separei aqui alguns dos meus pratos preferidos pra mostrar pra vocês:





Delíciaaaa!! E vêm muitas novidades no cardápio do Kenkou, aguardem!! Uhuuu!! Beijos
Nathalia Goulart



Nenhum comentário:

Postar um comentário