segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Campanha de Cadastro de Medula Óssea

Meus amores, vocês lembram do post que expliquei sobre o cadastro de medula óssea?! Se não, clique aqui. E graças às vias de comunicação, Rondonópolis por fim conseguiu o banco de cadastro.

Fiquei imensamente feliz com a repercussão que conseguimos fazer através das redes, até nossos governantes olharem para esse assunto, que já estava esquecido pela sociedade.


Para quem não sabe, o cadastro pode ser feito por qualquer pessoa. Basta doar 5 ml de sangue para esse banco de cadastro, e se aparecer um receptor compatível com seu sangue, eles te acionam para a doação da medula. 

Isso pode demorar dias, meses e até anos. Por isso é importante fazermos o quanto antes, nunca se sabe quando poderemos ajudar alguém.

De acordo com o blog Universo KG:

“A Campanha de Doação de Medula Óssea será realizada nos dias 7 e 8 de outubro em Rondonópolis e, para montar a estratégia de trabalho que visa atingir a meta de 10 mil doadores em potencial, será realizada uma reunião na Secretaria de Saúde na próxima segunda-feira (28), às 14h, com a presença de servidores, parceiros e imprensa.

UFMT, Unic e outros parceiros institucionais participam da reunião no gabinete da secretária de Saúde Marildes Ferreira. Segundo a secretária, serão decididas as estratégias de divulgação e o cronograma das ações.

Nos dias de campanha, haverá grupos fazendo pit-stop e abordagem realizada de porta em porta, para tanto, ainda segundo Marildes, faz-se necessário o envolvimento das instituições na divulgação do evento e das equipes de técnicos de enfermagem na conscientização da importância de salvar vidas por meio da doação de medula óssea”

Como acadêmica de enfermagem e cidadã, nos dias 7 e 8 estarei no CEADAS para doar e também auxiliar as doações. Portanto, quem puder comparecer, nós agradecemos! 

Será das 7h às 21h e a sua presença é primordial. Clique aqui e baixe o formulário para preenchimento dos seus dados para o dia da doação. Se possível, leve impresso já preenchido para otimizar nosso trabalho! 

2 comentários:

  1. Oii se eu for com alguém maior de idade e que autorize a doação eu posso doar ? Tenho 17 anos e completo 18 somente em março.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabens pela atitude menina! Mas infelizmente, os doadores só acima de 18 mesmo. Ano que vem vc doa! ❤️

      Excluir