segunda-feira, 11 de abril de 2016

A importância da extração de sisos para a saúde bucal




O surgimento do terceiro molar, popularmente conhecido como “Dente do Juízo” pode originar uma série de desconfortos ocasionados pelo desalinhamento com os outros dentes ou pela falta de espaço na boca. Por isso, recomenda-se aos pacientes sua extração logo no início das complicações como uma forma de driblá-las.

As complicações vão desde inchaço e infecção na gengiva até o surgimento de cáries pela dificuldade de higienização do dente, devido ao seu mal posicionamento. Esse paciente também está suscetível a Disfunções da Articulação Temporomandibular (DTMs).

Remover os sisos pode até parecer um procedimento voltado para crianças ou adolescentes, mas, em muitos casos, só são retirados na idade adulta. Quando isso acontece, o procedimento pode ter algumas implicações na saúde geral: a não retirada do siso pode, ainda, ocasionar focos inflamatórios — que, por sua vez, tendem a desenvolver problemas cardiovasculares (como infarto) e acidentes vasculares cerebrais (AVC). Nesse sentido, a extração do siso pode ser importante tanto para a saúde bucal, como para saúde geral.



Antes de fazer o procedimento, o dentista fará a avaliação clínica e radiológica para determinar a posição do dente, e caso seja necessário, o paciente será encaminhado para um especialista. Mesmo que a posição do dente seja “atípica”, a recuperação é simples e não é necessário ficar uma semana em repouso. Em três ou quatro dias, é possível recuperar-se dos inchaços e da secreção de sangue proveniente da cirurgia. No entanto, é necessário tomar os cuidados indicados pelo dentista.

Quem mora em Rondonópolis e região podem procurar a Dra. Marlise ou a Dra. Daniela na Orthoclinica, que fica na Av. Rotary Internacional, 554 – 1º Andar, Bairro São Sebastião II. Telefones: (66)3422-3793 e 9721-9723.

2 comentários:

  1. Não tem como a retirada dos sisos ser voltada às crianças, pois as mesmas nem têm esse dente ainda. Cuidado ao postar informações equivocadas em seu blog, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Obrigada por acompanhar o nosso blog..
      Mas acredito que houve algum engano. O que o texto diz é que, para algumas pessoas, ''parece'' que a extração de sisos é um procedimento voltado para crianças e adolescentes, e não que É REALIZADO em crianças e adolescentes. Segundo a Dra. Marlise e a Dra. Daniela, essa é uma dúvida comum no consultório, e como a maior parte dos leitores que acessam o blog não são profissionais da área, o texto foi escrito com uma linguagem mais simples para ser acessível à todos!
      Espero ter conseguido deixar isso claro. Obrigada!

      Excluir