segunda-feira, 18 de abril de 2016

Odontopediatria: perguntas frequentes



Como não poderia faltar, a Orthoclinica conta com a parceria da Dra. Nathalia Cristine, que é Odontopediatra, especialista em atendimento de crianças de todas as idades. Por isso, essa semana vamos falar sobre a Odontopediatria, respondendo as dúvidas mais frequentes sobre o atendimento e tratamento dos baixinhos no consultório e em casa.


1- Quando deve ser a primeira consulta da criança ao odontopediatra?
O ideal é que as crianças visitem um odontopediatra com até doze meses de idade. Nessa consulta, a Odontopediatra faz uma avaliação e orienta os pais sobre como manter a saúde bucal.


2-Como aliviar a angústia do bebê durante o nascimento dos dentes?
A irritabilidade acontece porque a erupção dos dentes provoca coceiras e desconforto na gengiva do bebê, e por mais que seja difícil para os papais, esse processo deve ser visto com naturalidade. Durante esse período, tenha a mão mordedores. Seu formato e material aliviam o desconforto, sem machucar a gengiva. Um truque é colocar o mordedor no freezer ou geladeira, para que o gel que está em seu interior resfrie, e alivie ainda mais a coceira. 


3- Quando deve iniciar a higiene os dentes das crianças menores de 3 anos? 
A limpeza dos dentes deve ser feita a partir do aparecimento do primeiro dentinho, que já está sujeito a acumulo de placa e formação do biofilme bacteriano - que é responsável pelo surgimento de doenças gengivais e cárie. A Odontopediatra orienta como fazer a remoção da placa, que deve ser realizada por um adulto, ao menos duas vezes por dia. Para essa idade já existem escovas e cremes dentais específicos, o que torna mais importante ainda a visita ao especialista.


4- Qual a relação da alimentação com a cárie dentária?
A cárie dentária é causada pela desmineralização do esmalte, da dentina ou do cemento, pelos ácidos produzidos pela fermentação bacteriana dos carboidratos da dieta, geralmente a sacarose (açúcares). Se o processo de desmineralização não for interrompido, inicia-se a formação de manchas brancas que podem evoluir para cavidades e causar dor nos pequenos.



Quem mora em Rondonópolis e região podem procurar a Dra. Nathalia Cristine na Orthoclinica, que fica na Av. Rotary Internacional, 554 – 1º Andar, Bairro São Sebastião II. Telefones: (66)3422-3793 e 9721-9723.

Nenhum comentário:

Postar um comentário