segunda-feira, 11 de julho de 2016

10 alimentos que fazem bem aos dentes

Assim como alguns alimentos fazem mal a saúde bucal e podem provocar cáries, existem outros que previnem formação de placa e até ajudam a higienizar a superfície dos dentes. Vamos falar sobre eles.



1- Maçã: Tem propriedade detergente. É popularmente conhecida por fazer bem aos dentes e por isso é oferecida aos bebês, raspada na colher. É doce devido a presença da frutose, açúcar natural que não causa cáries, e seu efeito adstringente estimula o aumento da salivação – a saliva é a linha de frente na defesa da boca contra formação da placa bacteriana.

2- Chocolate amargo: O cacau, que é mais evidente no chocolate amargo, é rico em Teobromina, que ajuda no fortalecimento dos dentes.

3- Castanha do Pará: Cria uma película de proteção que reduz a capacidade da placa bacteriana de se aderir a superfície dentária.

4- Chiclete sem açúcar: O açúcar presente nessa guloseima é chamado de Xilitol, que é um adoçante natural que previne a cárie. Além disso, o chiclete ajuda a produzir mais saliva e promove um hálito mais fresco. 

5- Leite: Fonte de cálcio, proteínas, fósforo e ácido láctico, possui uma quantidade ideal de vitaminas para garantir ossos fortes e saudáveis 

6- Queijo: Assim como a castanha, sua gordura possui uma proteína que impede a aderência das bactérias na superfície do esmalte, além de, por ser derivado do leite, ser rico em Cálcio e outros minerais.

7- Alimentos ricos em Vitamina C: Apesar de alguns serem ácidos e seu consumo em excesso prejudicar o esmalte dos dentes, a presença da vitamina C aumenta a imunidade e deixa as gengivas fortes e saudáveis se consumidos com moderação. Ex.: Ervilhas, acerola, laranja, limão, tomate e morango.

8- Alimentos ricos em Vitamina D: A principal função dessa vitamina é a absorção do cálcio nos dentes e ossos, deixando-os ainda mais fortes. Ex.: salmão, iogurte, manteiga, sardinha, atum e cogumelos.

9- Uva-passa: Contém ácido oleanólico, que inibe o crescimento das bactérias em ambiente bucal.

10- Pepino: produzem saliva que, combinada com as fibras naturais dos alimentos, naturalmente limpa os dentes e remove bactérias.

Quem mora em Rondonópolis e região podem procurar a Orthoclinica, que fica na Av. Rotary Internacional, 554 – 1º Andar, Bairro São Sebastião II. Telefones: (66)3422-3793 e 9721-9723.

Nenhum comentário:

Postar um comentário